Intercessores e cooperadores

Intercessores e cooperadores
  • Data
    de 24/03/2016 até
  • Autor
    Pr. Jucimar Ramos
  • Download
    Clique aqui e faça o download
    desse estudo em PDF
“Assim diz aquele que é Deus, o Senhor, aquele que criou o céu e o estendeu, que espalhou a terra e tudo o que dela procede, que dá fôlego aos seus moradores e vida aos que andam nela: Eu, o Senhor, os chamei para a justiça; segurarei firme a sua mão. Eu o guardarei e farei de você um mediador para o povo e uma luz para os gentios.” (Isaías 42.5-6)

Quero trazer para você esta palavra que Deus diz: “Eu farei de você um mediador para o povo”, pra você que Deus chamou como intercessor, pra você que é guerreiro de oração, pra você que é soldado do Deus vivo nesse tempo. E quero chamar sua atenção para a palavra que Deus falou quando ele disse:“Eu farei de você um mediador para o povo, e uma luz para os gentios”. Deus está falando nesse texto, com alguém que é intercessor, com alguém que media. A palavramediador é outra palavra para intercessor, e quando Deus fala essa palavra para um intercessor, eu sei que pelo fato de esse texto ser messiânico, ele está se referindo a Jesus. Mas a verdade nesse texto está também muitodiretamente ligada a todo aquele que é intercessor. E quando Deus vai chamar um intercessor, quando Deus vai demonstrar o sustento dele para um intercessor, eu quero chamar sua atenção para um fato, para uma coisa linda que acontece nesse texto. Deus começa no vs.5 dizendo quem é ele.

Quando o Senhor diz quem ele é, e fala do seu grande poder nesse texto,o Senhor está falando que a razão para ele chamar um intercessor não é porque ele não consiga resolver as coisas sozinho. A razão por que Deus resolve levantar cooperadores, não é por que ele não consiga mudar a história da humanidade sozinho. Mas a questão é que, Deus decidiu que ele quer companhia, e o intercessor é a prova cabal de que Deus não quer trabalhar sozinho. Quando nós lemos o vs.5 e vemos Deus dizendo da sua grandeza, do seu poder, sua capacidade, parece ridículo a idéia que nós lemos em Ezequiel(procurei um homem que estivesse na brecha por esse povo, mas não encontrei, portanto a cidade será destruída Ezequiel 22.30). Essa idéia, olhada do ponto de vista de um Deus Soberano, de um Deus Grandioso, de um Deus Poderoso, parece ridícula, porque como um Deus tão poderoso, tão grande, não pôde salvar a cidade, porque não havia um intercessor na brecha? Mas a grande verdade nesse texto é que Deus decidiu ter companhia, e eu fico imaginando antes da fundação do mundo, quando Deus Pai, Filho e Espírito estavam morando na dimensão celestial, com toda alegria, com todo o contentamento, com toda felicidade, sem precisar de coisa alguma nem de ninguém, ele decidiu que ele ia dividir a sua alegria, a sua comunidade com alguém. E aí começou um grande projeto, para do zero, trazer alguém que chegasse realmente ao nível de poder viver na dimensão de Deus, na categoria de Deus,e de desfrutar junto com ele da comunidade que era só dele. E toda a saga revelada no evangelho de Deus, na história do povo de Deus, visa no final das contas, do Gênesis ao Apocalipse, levar o homem a um nível de relacionamento e de crescimento espiritual que o capacite a desfrutar de um tempo com Deus, na categoria de Deus, vivendo em comunhão perfeita e perene com Deus. Então o intercessor que Deus usa hoje para mudar a história e para interferir na história dos homens é nada mais nada menos, do que Deus dizendo: “Eu não quero trabalhar sozinho, eu quero trabalhar com os homens, eu quero agir através de homens”. Então essa palavra que Deus diz no vs.6, “Eu o chamei para a justiça, segurarei firme a sua mão, eu o guardarei e farei de você um mediador para o povo e uma luz para os gentios”, essa palavra dita logo depois de ele dizer que ele é Deus, implica em Deus estar dizendo: Eu sou aquele que não preciso de coisa alguma, eu não preciso de nada e nem de ninguém para existir, mas eu decidique eu quero precisar de você, eu quero precisar da sua intercessão, eu quero que você seja meu cooperador, que você trabalhe comigo para mudar a história do mundo.

Deus chamou você intercessor, e você que foi chamado por Deus para ser guerreiro, assuma sua espada, assuma sua postura, porque Deus te deu o privilégio e a honra de trabalhar com Ele.
 
Copyright ©2017 - INSTITUTO BÁLSAMO DE GILEADE
Design by: Aldabra criação de website