Na última hora

Na última hora
  • Data
    de 19/06/2014 até
  • Autor
    Pr. Jucimar Ramos
  • Download
    Clique aqui e faça o download
    desse estudo em PDF
“Então, Jesus aproximou-se deles e disse: Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos...” Mt. 28.19-20

Quando penso neste texto, a idéia mais forte que percebo em minha mente é uma pergunta: O que eu diria aos meus discípulos se soubesse que é a ultima vez que falo com eles na terra? Penso nisto porque era exatamente isso que estava acontecendo quando Jesus pronunciou as palavras do texto acima.

Jesus já havia morrido e ressuscitado e agora marcou uma ultima reunião com seus discípulos na terra. Paulo diz em I Coríntios 15 que mais de quinhentos irmãos compareceram àquela reunião e foi nessa reunião que Jesus subiu definitivamente para o céu de forma lenta para que todos os discípulos o vissem subindo. Este momento especial da subida de Jesus ao céu está descrita de forma bem clara no livro de Atos dos apóstolos capítulo 1.

Quando penso nesta cena de Jesus em sua ultima reunião com seus discípulos na terra, me pergunto se no lugar de Jesus eu falaria sobre o mesmo assunto. Sim, porque era uma reunião importantíssima tanto para Jesus quanto para seus discípulos e Ele deveria falar sobre aquilo que fosse a coisa mais importante ou que devesse ser a coisa mais importante na vida dos discípulos. Sabe qual o assunto de Jesus para uma reunião tão importante? Ele falou sobre: ganhar discípulos, batizar discípulos e ensinar discípulos a obedecer a Jesus.

Em outras palavras Jesus estava dizendo que eles deveriam:
  1. Ganhar discípulos levando o evangelho aos que ainda não conheciam para que eles escolhessem ser discípulos de Jesus também.
  2. Consolidar esses novos discípulos de tal forma que eles não voltasse mais ao velho modo de viver.
  3. Treinar estes mesmos discípulos até que eles estivessem prontos para enfrentar os desafios e confusões da vida.
  4. Enviar estes discípulos agora já treinados para ganhar outros discípulos e repetir com eles todo o processo.
Havia muitos assuntos que Jesus poderia abordar e que seriam realmente muito importantes, mas Ele entendeu que dentre todos os assuntos que poderia falar, o assunto mais importante era: DISCIPULOS. Ganhar, firmar e treinar discípulos parece que estava em primeiro plano na mente de Jesus e se estava em primeiro plano na mente de Jesus, Ele quer que também esse seja o primeiro plano em nossas mentes.

O que você busca em primeiro lugar em sua vida? Se você não consegue responder: DISCIPULOS; talvez seja importante reavaliar essas coisas que estão ocupando esse primeiro lugar, pois tudo que Deus te der será para ser uma ferramenta de fazer discípulos porque essa é a razão de existir da igreja de Jesus na terra. Você está fazendo discípulos? 
Copyright ©2017 - INSTITUTO BÁLSAMO DE GILEADE
Design by: Aldabra criação de website