Seja muito duro com a carne

Seja muito duro com a carne
  • Data
    de 23/05/2016 até
  • Autor
    Pr. Jucimar Ramos
  • Download
    Clique aqui e faça o download
    desse estudo em PDF
“Se aparecer entre vocês um profeta ou alguém que faz predições por meio de sonhos e lhes anunciar um sinal miraculoso ou um prodígio, e se o sinal ou prodígio de que ele falou acontecer, e ele disser: Vamos seguir outros deuses que vocês não conhecem e vamos adorá-los, não dêem ouvidos às palavras daquele profeta ou sonhador. O SENHOR, o seu Deus, está pondo vocês à prova para ver se O amam de todo o coração e de toda a alma.
Sigam somente o SENHOR, o seu Deus, e temam a Ele somente. Cumpram os seus mandamentos e obedeçam-lhe; sirvam-no e apeguem-se a Ele. Aquele profeta ou sonhador terá que ser morto, pois pregou rebelião contra o SENHOR, o seu Deus, que os tirou do Egito e os redimiu da terra da escravidão; ele tentou afastá-los do caminho que o SENHOR, o seu Deus, lhes ordenou que seguissem. Eliminem o mal do meio de vocês.
Se o seu próprio irmão ou filho ou filha, ou a mulher que você ama ou o seu amigo mais chegado secretamente instigá-lo, dizendo: Vamos adorar outros deuses! - deuses que nem você nem os seus antepassados conheceram, deuses dos povos que vivem ao seu redor, quer próximos, quer distantes, de um ao outro lado da terra, não se deixe convencer nem ouça o que ele diz. Não tenha piedade nem compaixão dele e não o proteja. Você terá que matá-lo. Seja a sua mão a primeira a levantar-se para matá- lo, e depois as mãos de todo o povo.
Apedreje-o até a morte, porque tentou desviá-lo do SENHOR, o seu Deus, que o tirou do Egito, da terra da escravidão.
Então todo o Israel saberá disso; todos temerão e ninguém tornará a cometer uma maldade dessas”.
Deuteronômio 13. 1-11

Quando estava meditando neste texto outro dia, agradeci a Deus pelo sacrifício de Jesus e por tudo que o novo testamento tornou possível através da graça e da bondade de Deus revelada a nós. Fiquei feliz porque não temos mais que apedrejar pessoas e coisas como essa, mas consegui captar o tom de seriedade com que Deus toca neste assunto. Deus está falando com o povo sobre o fato de que no decorrer da vida algumas coisas ou pessoas vão nos convidar para abandonar nosso Deus e servir a outros deuses e Ele está nos dizendo que devemos ter essa situação em altíssima consideração e seriedade, pois o que está em jogo é nossa comunhão com o nosso Deus.

Deus fala de duas situações extremas nas quais certamente qualquer pessoa ficaria balançada: quando alguém aparentemente muito espiritual tenta nos afastar do nosso Deus e quando alguém que amamos muito tenta fazer a mesma coisa. Deus nos ensina a responder a essas situações com radicalismo extremo dizendo que o profeta que até consegue fazer milagres, mas que convida alguém a se afastar do Senhor deve ser morto e da mesma forma uma pessoa muito amada.

O que isto significa para nós do novo testamento? Significa que devemos ser radicais em fugir de qualquer coisa ou pessoa que tem potencial para nos afastar de Deus e de seu propósito para nossas vidas e isso é fácil de compreender se aceitarmos que Ele é a fonte de nossa vida e provisão em todos os sentidos e perder Deus é perder absolutamente tudo.

Não podemos imaginar nossa vida sem Deus, portanto qualquer coisa ou pessoa que tentar nos separar de Deus se torna um inimigo de morte e não importa o quanto a intenção dele é nos afastar de Deus, se está afastando precisamos reagir rápido e radicalmente.

Jesus estava falando sobre isso quando disse: “...se a sua mão ou seu pé... [ou] ...seu olho te faz tropeçar arranque-o e jogue-o fora. É melhor entrar na vida com um só olho do com os dois olhos ser lançado no fogo do inferno.” Mateus 18. 8, 9

Filho não permita que nada, nem ninguém te afaste de Deus não importa o quanto essa coisa ou pessoa seja importante para você, pois certamente isso acabará mal tanto pra você quanto para aquele que está te afastando daquele que te ama mais do que todos os que podem te amar juntos. 
Copyright ©2017 - INSTITUTO BÁLSAMO DE GILEADE
Design by: Aldabra criação de website